Ministros da Cultura de países do G20 se encontram na Bahia: ‘mostramos ao mundo o potencial transformador’

Salvador sedia entre esta segunda-feira (4) e sexta (8), a 4ª Reunião Técnica do Grupo de Trabalho (GT) de Cultura e a Reunião de Ministros de Cultura do G20, no Centro de Convenções da capital baiana.

A Reunião ministerial, que será finalizada com a “Declaração dos Ministros”, acontecerá na sexta. Já entre os dias 5 e 7 de novembro acontecerão os encontros técnicos do Grupo de Trabalho de Cultura do G20.

“A cultura precisa ser encarada como área estratégica em todas as dimensões, pois tem papel central nas políticas de desenvolvimento social de qualquer país. Ao dialogarmos com representantes de delegações dos países membros do G20 mostramos ao mundo o potencial transformador da cultura na sociedade, seu impacto na economia e no desenvolvimento sustentável e inclusivo”, disse a ministra da Cultural do Brasil, Margareth Menezes.

A terceira reunião presencial marca também o último encontro do GT presidido pelo Ministério da Cultura (MinC), também será a última reunião do ciclo de encontros temáticos do G20. Depois de Salvador, acontecerá a Reunião de Líderes do G20, no Rio de Janeiro, nos dias 18 e 19 de novembro.

O GT de Cultura iniciou as atividades em março deste ano, no formato online, e depois promoveu reuniões em Brasília e Rio de Janeiro.

Até o momento, mais de 120 autoridades estão credenciadas para o encontro na capital baiana. Entre elas estão os ministros da Cultura da Espanha, Alemanha, Índia, Arábia Saudita, Emirados Árabes, Indonésia, Angola, África do Sul, União Africana, Vice-Ministro adjunto da Rússia, Vice-Ministro do Japão, Vice-Ministro da Coreia do Sul, Vice-Ministro da China, Vice-Ministro de Portugal.

Somam-se a eles o Embaixador da União Europeia, a Embaixadora de Singapura, o Embaixador da Noruega, o Diretor-Geral adjunto da Unesco, a presidente do Conselho Internacional de Monumentos e Sítios (ICOMOS), a presidente do Conselho Internacional de Museus (ICOM) e a Diretora-Geral do Centro Regional para o Fomento do Livro na América Latina e o Caribe (CERLALC).

Quatro eixos temáticos

Durante os dias de evento, as equipes seguem com as discussões sobre os quatro eixos temáticos:

  • Diversidade Cultural e Inclusão Social;
  • Direitos Autorais e Ambiente Digital;
  • Economia Criativa e Desenvolvimento Sustentável e Preservação, Salvaguarda;
  • Promoção do Patrimônio Cultural e da Memória.

A programação conta também com eventos paralelos, jantares e atividades culturais. Este é o quarto ano de reuniões do Grupo de Trabalho de Cultura do G20.

O grupo foi criado em 2021, na presidência da Itália. Em seguida, foram realizadas reuniões na Indonésia, na Índia e, agora, no Brasil, que assumiu a presidência do G20 em 1º de dezembro de 2023 e ocupa o cargo até 30 de novembro deste ano, quando a África do Sul será sede.

O G20 é composto por África do Sul, Alemanha, Arábia Saudita, Argentina, Austrália, Brasil, Canadá, China, Coreia do Sul, Estados Unidos, França, Índia, Indonésia, Itália, Japão, México, Reino Unido, Rússia e Turquia e dois órgãos regionais: a União Africana e a União Europeia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *