Sesab define futuro de antigo terreno da BR Distribuidora no Stiep e local vai ganhar unidade de saúde

Desapropriada em 2020 ainda durante a gestão de Rui Costa (PT), a área da antiga BR Distribuidora, no bairro do Stiep, em Salvador, já tem futuro definido e será utilizada para instalação de uma unidade de saúde. A informação foi confirmada ao Bahia Notícias pela Secretaria da Saúde do Estado nesta semana. A Sesab, no entanto, não forneceu mais detalhes sobre o futuro equipamento e afirma que o projeto está em deliberação.

Inicialmente a ideia do governo da Bahia era que no local fosse erguido o Hospital Ortopédico da Bahia. No entanto, menos de um ano depois, em 2021, a gestão estadual decidiu mudar o local de instalação da unidade, que foi construída no bairro do Cabula e inaugurada em março deste ano. Com isso, o terreno do Stiep seguia sem uma definição encaminhada.

Em agosto de 2023, o Bahia Notícias mostrou que a perspectiva da Sesab era levar a sede da Superintendência de Vigilância e Proteção da Saúde (Suvisa) para o antigo terreno da BR Distribuidora. O objetivo seria reunir diferentes serviços em um complexo, a exemplo da Diretoria de Vigilância Sanitária e Saúde Ambiental (Divisa), a Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Divep), a Diretoria de Vigilância e Atenção à Saúde do Trabalhador (Divast) e a Diretoria de Emergência em Saúde Pública (Diesv).

À época, a pasta da saúde chegou a indicar que a área para intervenções ultrapassaria 3,7 mil metros². No entanto, o projeto passou por um impasse para a instalação do complexo, e o processo licitatório para conhecer a empresa que iria realizar as obras no local não foi finalizado.

Após mais uma indefinição sobre o futuro do espaço, o BN publicou nova atualização em agosto deste ano e revelou que as sedes de três diretorias da Suvisa devem ser realocadas para o Hospital 2 de Julho, antigo Hospital Espanhol, localizado no bairro da Barra, na capital baiana.

Segundo as informações obtidas pela reportagem, a Diretoria de Vigilância Sanitária e Ambiental do Estado da Bahia (Divisa), a Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Divep) e o Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS) serão instaladas de forma oficial e com perspectiva de funcionamento integral em um prédio anexo da unidade de saúde, onde funciona a parte administrativa do hospital.

Ainda conforme a apuração, a mudança das diretorias pode acontecer já no mês de dezembro, mas também há possibilidade de ser concretizada apenas no primeiro semestre de 2025.

Atualmente a Divisa e a Divep funcionam no Centro de Atenção à Saúde (CAS), no Iguatemi, e o CIEVS atende no Centro Administrativo da Bahia (CAB), na estrutura da Sesab, onde também funciona a atual sede da Suvisa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *