A Prefeitura de Salvador entregará nesta segunda-feira (7) o Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) D. Maria Emília Gadêlha Vianna, no bairro Rio Sena. A inauguração, marcada para 9h30, será a primeira atividade pública do prefeito Bruno Reis (União Brasil) após a confirmação de sua reeleição no domingo (6). O prefeito obteve uma vitória expressiva nas urnas, conquistando 78,67% dos votos válidos e superando outros seis candidatos no primeiro turno.
A festa de comemoração foi em Paripe, onde um trio elétrico com Thiago Aquino e Psirico arrastou uma multidão no Subúrbio Ferroviário da capital baiana. O professor Kleber Rosa (PSOL) também surpreendeu na disputa e ficou em segundo lugar com 10,43% e o vice-governador Geraldo Jr (MDB) amargou uma terceira colocação, com apenas 10,33% dos votos.
Com 266.282 votos a mais do que na eleição anterior, Bruno Reis garantiu mais 4 anos à frente da administração de Salvador, tendo novamente Ana Paula Matos (PDT) como sua vice. Durante a entrega da nova creche, o prefeito deve destacar a importância da educação infantil como uma das prioridades de seu novo mandato, reafirmando o compromisso com a ampliação e melhoria das infraestruturas educacionais no município.
Nova unidade
A nova unidade, com capacidade para atender até mil alunos, é fruto de um investimento de aproximadamente R$ 16 milhões e faz parte do esforço da gestão para ampliar o acesso à educação infantil na capital baiana. Com uma área construída de 3,3 mil m², o Cmei conta com 18 salas de aula climatizadas, elevador, auditório, sala multiuso, sala de leitura, brinquedoteca, laboratório de informática, sala de artes, parque infantil, solário e espaços voltados para recreação e atividades pedagógicas.
O novo centro também possui sanitários adaptados para pessoas com deficiência, refeitório, cozinha com triagem de alimentos e lavanderia. Para fortalecer a sustentabilidade, o Cmei dispõe de sistemas de captação de energia solar e reaproveitamento de água da chuva.