A escola de ballet Lorena Albuquerque, que tem uma unidade de ballet localizada em Vitória da Conquista, cidade do sudoeste baiano, existe há 15 anos, mas, em 2023, passou a integrar o instituto de dança Âmbar + Ana Botafogo, sendo a única unidade da empresa na região Norte/Nordeste.
A empresa Âmbar + Ana Botafogo foi criada há 25 anos, com origem em Macaé, interior do Rio de Janeiro. A junção de ambas as escolas visa a expansão a partir do fator “UAU”, que aborda o desenvolvimento da técnica e a elevação das instituições no mercado da dança.
A unidade de Vitória da Conquista conta com aproximadamente 200 alunos, que se dividem em aulas de ballet e jazz. O ballet é ofertado em quatro categorias: infantil, clássico infantil, clássico juvenil e clássico adulto. Já as aulas de jazz são subdivididas em infantil, juvenil e contemporâneo. As aulas acontecem duas vezes por semana, com durações que variam entre uma e duas horas, atendendo a diferentes faixas etárias e níveis de habilidade.
A escola de ballet conquistense já participou de competições e eventos importantes no cenário nacional, como o Ballace, realizado em Camaçari, e o Dança Costa do Cacau (DCC), na Bahia, além de um evento organizado pela própria Ana Botafogo, conquistando a segunda colocação.
Referência em todo o Brasil, Âmbar + Ana Botafogo tem mais de 30 escolas de dança licenciadas espalhadas por todo o Brasil. A metodologia de dança utilizada pelo instituto envolve universo de power skills, apreciação pela arte e cultura e união da saúde física e diversão.
Quem é Ana Botafogo, referência no mundo do Ballet Clássico
Ana Botafogo é a primeira bailarina do Ballet do Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Nasceu no Rio de Janeiro, onde começou desde criança seus estudos de balé. Iniciou sua carreira profissional na França integrando o Ballet de Marseille, de Roland Petit.
No exterior, fez apresentações em 33 cidades de 12 países, tendo dançado com mais de 110 parceiros, brasileiros e estrangeiros, dentre os mais importantes nomes do cenário mundial, durante toda sua trajetória como bailarina.
A estreia de Ana como atriz foi em 2006 com “Páginas da Vida”, novela de Manoel Carlos, onde viveu uma ex-bailarina. Além de sua dança, ministra também, palestras e workshops com o intuito de estimular e levar aos jovens bailarinos os encantos dessa arte e profissão.
Considerada, tanto pelo público quanto pela crítica, uma das mais importantes bailarinas brasileiras, Ana Botafogo pode ter se aposentado dos palcos, mas ainda é uma grande referência.