O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) autorizou a realização de concurso público para 260 cargos no quadro de pessoal do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).
O documento, publicado na última quarta-feira (3) em edição extra do Diário Oficial da União, oferece ao todo 130 vagas para o cargo de analista administrativo e mais 130 para analista ambiental, ambos exigindo formação em nível superior. O salário inicial para essas posições será de R$ 8,8 mil.
Segundo a portaria, o edital deverá ser publicado em até seis meses, ou seja, até 3 de janeiro de 2025. Além disso, o intervalo entre a publicação do edital e a realização das provas será de dois meses, indicando que os exames ocorrerão até o primeiro trimestre de 2025.
O próprio órgão será responsável pela realização do concurso público, incumbido de editar as normas, leis e procedimentos necessários para a condução da seleção.
Além do Ibama: mais dois concursos autorizados
O Governo Federal também autorizou dois outros concursos, sendo um deles para o preenchimento de 180 vagas no Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).
Outro concurso autorizado foi o do Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro (JBRJ), destinado ao preenchimento de 20 cargos no quadro de pessoal.