Nesta sexta-feira, 17 de maio, é comemorado o Dia Internacional do Combate à Homofobia e Transfobia. O Maio da Diversidade tem como objetivo dar visibilidade ao movimento LGBTQIA+, além de conscientizar a população sobre o respeito à diversidade sexual e de gênero. Como parte da política pública e inclusiva exercida durante a gestão, a Prefeitura de Lauro de Freitas preparou uma programação especial.
Entre esta sexta (17) e 26 de maio, a Secretaria Municipal de Políticas Afirmativas, Direitos Humanos e Promoção da Igualdade Racial (SEPADHIR) dá início ao calendário de atividades voltadas para o público LGBTQIA+. Ao todo serão cinco dias de encontros, shows e rodas de conversas.
Franklin Silva, coordenador do Departamento LGBTQIA+ da SEPADHIR, falou sobre a ação. “O Maio da Diversidade é um espaço para conversas, escutas e aprendizados. É muito importante falar sobre diversidade, inclusão, respeito, acolhimento e espaços abertos para todos os tipos de pessoas. Durante o mês, falamos sobre avanços, os desafios que precisamos alcançar para conquistar maior espaço, acesso, liberdade e direitos humanos”, disse.
O coordenador reforçou as atividades que serão ofertadas durante o mês de maio. “Estão previstas para o mês de maio ações educativas e de luta por mais direitos ao trabalho, à saúde, à educação e, principalmente, o direito à vida. Tendo em vista que o Brasil ocupa o topo no ranking de países que mais violentam e matam LGBTQIA +, sobretudo travestis e mulheres transexuais”, ressaltou.
Por fim, Franklin enalteceu a luta do público LGBTQIA+ diante de uma sociedade ainda resistente ao preconceito. “O Maio da Diversidade vem para fortalecer a construção de políticas públicas eficientes, celebrando novas parcerias com os demais órgãos municipais e do próprio Governo do Estado, além de mobilizar toda a sociedade pela luta dos direitos da população LGBTQIA+. Maio celebra as conquistas além de ajudar a divulgar o que tange às legislações, mas nosso caminho ainda é longo com foco na cidadania LGBTQIA+”, concluiu.