A Prefeitura de Lauro de Freitas firmou uma parceria com o Governo e será a primeira do estado a implantar o software de tramitação eletrônica, o Sistema Eletrônico de Informações (SEI). O mecanismo é um sistema de tramitação digital que permite eliminar o uso de papel em processos e documentos administrativos. O uso do SEI pelas prefeituras é uma das ações para municipalização da transformação digital, prevista no plano de ação baiano do Programa Nacional de Gestão e Inovação.
Nesta quinta-feira (21), o governador Jerônimo Rodrigues e a ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, assinaram um acordo de cooperação, durante o 27º Fórum Regional de Fortalecimento da Rede de Parcerias – Etapa Bahia. A prefeita Moema Gramacho esteve presente no evento, e reforçou a importância da parceria.
“Essa iniciativa nos ajuda no processo de construção de uma cidade ainda mais sustentável e vai de encontro a ações que a gente já realiza em áreas como energia solar, ônibus elétricos e reciclagem. Com o SEI vamos adotar a política do papel zero, trazendo economia, agilidade e mais eficiência para a gestão, além de contribuir com a natureza, ao diminuirmos a derrubada de árvores”, disse a gestora.
Além da implantação do SEI, Lauro de Freitas também será pioneira na incorporação de serviços públicos oferecidos pelas prefeituras à plataforma ba.gov.br, com a disponibilização do Imposto sobre a Propriedade Predial Urbana (IPTU) do município na plataforma.