O ex-deputado federal Luiz Alberto Silva dos Santos, uma das maiores lideranças do movimento negro no Brasil, morreu na manhã desta quarta (13).
Alberto, de 70 anos, sofreu um infarto na cidade de Lauro de Freitas, onde morava. Ele passou mal durante a madrugada e foi levado a um hospital da cidade, mas não resistiu.
Deputado Federal entre 2001 e 2015, Luiz Alberto era um militante histórico do Movimento Negro Brasileiro e também ocupava o cargo de assessor da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos do Governo da Bahia.
O governador Jerônimo Rodrigues (PT) lamentou a morte de Luiz Alberto e decretou luto oficial de três dias. “Com pesar, recebemos a notícia do falecimento de um grande nome do movimento negro e que dedicou a vida a tornar a Bahia mais igualitária. Luiz Alberto se vai, mas deixa um exemplo para todos. E honrando sua trajetória, determinei o luto de três dias no estado. Eu e minha companheira Tatiana enviamos nosso abraço carinhoso a família, amigos e toda a comunidade neste momento difícil”,escreveu.