As obras de requalificação de todo o entorno da Praça do Campo Grande e do Forte de São Pedro, no Centro de Salvador, foram iniciadas nesta quinta-feira (5).
O prefeito Bruno Reis esteve no local para assinar a ordem de serviço com início imediato das intervenções, que segundo a prefeitura da capital baiana, vão trazer uma nova configuração sobretudo ao largo em frente ao Teatro Castro Alves (TCA), dando maior visibilidade ao prédio, além de oferecer mais conforto e segurança ao público em dias de espetáculos.
O projeto, elaborado pela Fundação Mário Leal Ferreira (FMLF), abrange uma área total de 32 mil m². As obras têm um prazo de quatro meses, a tempo do Carnaval de 2024.
As obras se estendem por toda a Rua do Forte de São Pedro, onde há grande fluxo de pedestres diariamente por conta do comércio local, e pelo trecho da Avenida Sete de Setembro entre a Casa D’Italia e o Corredor da Vitória.
A Praça da Aclamação, em frente ao Passeio Público, também será revitalizada, para que, de acordo com a prefeitura, seja novamente ocupada pelas pessoas.
Teatro Castro Alves
- Na área em frente ao TCA, o passeio será alargado e a rua será de piso intertravado;
- Os abrigos para ônibus que ficam no passeio do teatro serão movidos para o largo à frente;
- Será criada uma via exclusiva para ônibus que cruza o canteiro central, permitindo deslocar parte do transporte público que vem do Canela e que atualmente se concentra em frente ao TCA;
- O próprio largo será remodelado para garantir maior acessibilidade a pessoas com deficiência. Será retirado o gradil que separa o bolsão de estacionamento para melhorar o fluxo de pedestres e a segurança, mantendo o número de vagas para os veículos.
Outras áreas
- A Rua Forte de São Pedro também terá os seus passeios ampliados e mais acessíveis, assim como passará por um ordenamento das vagas de estacionamento;
- Já a intervenção que se estende da Casa D’Italia até o Corredor da Vitória terá criação de uma ciclovia compartilhada na altura do passeio. O projeto mantém a arborização existente e realinha os postes que atualmente dificultam a acessibilidade;
- As intervenções na Praça da Aclamação mantêm a arborização e adiciona mobiliário urbano para a livre utilização do público.