Com o tema ‘Memórias, Representatividade e Empoderamento’ e para dar visibilidade ao Dia Internacional da Mulher Afro-Latino Americana e Afro-Caribenha, comemorado no dia 25 de julho, Lauro de Freitas fomenta na próxima sexta-feira (28) e sábado (29) as atividades do Movimento Julho das Pretas. A programação será especial com debates, recital de poesia, homenagens e uma feira de empreendedores afrodescendentes.
Promovido pela Secretaria Municipal de Políticas Afirmativas, Direitos Humanos e Promoção da Igualdade Racial (SEPADHIR), no dia 28 a programação será realizada no Cine Teatro de Lauro de Freitas a partir das 8h. A atividade contará com recital de poesia, palestra sobre os 10 anos da PEC das domésticas, homenagem às mulheres que são destaque na luta contra as desigualdades, lançamento do projeto Periferia do Futuro com Carlos Cruz e desfile de moda, além de apresentações musicais.
Nos dois dias a Praça Martiniano Maia, no Centro, receberá a 1ª Feira de Empreendedores Afrodescendentes de Lauro de Freitas, das 9h às 19h. Além da exposição de produtos como artesanatos, pinturas a mão e culinária, serão realizadas ainda rodas de conversa do movimento LGBTQIA+, apresentações musicais e a participação do SineBahia, que estará no local intermediando mão de obra.
De acordo com o superintendente de Promoção da Igualdade Racial, da SEPADHIR, Adilton Ferreira, o movimento é importante para que haja uma reflexão das vulnerabilidades enfrentadas pela mulher negra na sociedade brasileira ainda nos dias atuais.