Queijos produzidos na Bahia se destacaram no VI Prêmio Queijo Brasil, evento nacional que reuniu queijistas, comerciantes, consumidores, jornalistas, chefs de cozinha e donos de restaurantes de todo país na cidade de Blumenau, em Santa Catarina, entre os dias 7 e 9 de julho.
O evento premiou os melhores queijos produzidos no país, entre eles, 36 fabricados na Bahia, que obteve quatro medalhas de ouro, 10 de prata e 22 de bronze. Os produtos premiados podem ser encontrados no Mercado do Rio Vermelho (MRV), gerido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE).
Frederico Texeira, vice-presidente da Associação Comer Queijo, que foi um dos jurados durante o processo de escolha, afirmou que a qualidade dos produtos baianos surpreendeu.
A aceitação foi muito positiva, foi uma grande surpresa. Os jurados e as pessoas que estão no setor ficaram impressionados com alguns queijos”, comenta ele, que é proprietário da ‘Oxe! É de Minas’, loja que comercializa queijos artesanais brasileiros, no Mercado do Rio Vermelho, em Salvador.
O permissionário foi um dos responsáveis por levar os produtos até o evento.
“Assumi essa frente de fazer o preposto da ida desses queijos. Foram 79 quilos, de mais de 30 cidades”, disse.
O vice-presidente da Associação Comer Queijo conta ainda que, com o apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), uma comitiva com cerca de 20 produtores foi a Blumenau.
“A gente teve essa vivência para elevar o nível dos produtores, através da experiência de referências no setor”.
A cooperativa Capribéee, junção das cooperativas Mão do Campo, de Jaguarari, e Sabor do Sertão, localizada em Curaçá, foi uma das vencedoras, com quatro medalhas. Uma de ouro com o queijo Boursin, duas pratas, uma com o Capela tradicional e outra com Chevrotin e um bronze com o queijo Buchette de Carvão Vegetal.
O secretário de Desenvolvimento Econômico, Angelo Almeida, destacou a qualidade dos produtos feitos no Estado e celebrou os prêmios recebidos que, segundo ele, colocam a produção de queijos na Bahia em um novo patamar.