Na manhã desta terça-feira (20), a prefeita de Lauro de Freitas Moema Gramacho recebeu os representantes do Sindicato de Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias da Bahia (SINDACS). O encontro aconteceu na sala de reunião do Centro Administrativo de Lauro de Freitas, onde foi discutida a proposta da categoria, que está em campanha salarial 2023. O secretário Municipal de Saúde (SESA), Augusto César e o secretário de Governo (Segov), Antônio Jorge Birne também participaram da reunião. Uma nova rodada de negociação ficou marcada para a próxima segunda-feira (26), às 10h, no mesmo local.
A prefeita iniciou a reunião explicando que houve um aumento de gastos no serviço público da saúde. “Investimos quase 33% na saúde. Buscamos fazer mais na área da saúde. Tivemos dificuldades com o pós-COVID. Quando a gente pensou que estava diminuindo, houve um novo aumento nas despesas. Vale lembrar que nós pagamos o piso de imediato”, argumentou. Moema reforçou que houve uma demanda enorme devido ao investimento feito pela gestão na área.
Após a avaliação do que foi proposto, a gestora alertou sobre a importância de garantir o reajuste de acordo com a inflação. A chefe do executivo municipal entendeu o desejo da categoria e fez uma contraproposta, que será elaborada e analisada. “Vamos fazer uma avaliação com base nos números e dados trazidos. Teremos uma nova reunião para discutir a contraproposta e apresentaremos. Vamos analisar juntos e definir o que podemos fazer”, disse.
O secretário da SESA também ressaltou os esforços feitos pela gestão para garantir os direitos dos profissionais. “Estamos fazendo um esforço, mas a realidade é complicada. A relação está construída e vamos ter uma resolução positiva. Entendo que a categoria merece. Gostaria de dar o retorno positivo, mas a gente precisa fechar contas”, explicou.
Para Meiry Laine, secretária de comunicação do SINDACS, a reunião foi produtiva e, em seu entendimento, houve uma evolução. “Hoje a gente sai daqui com uma contraproposta muito produtiva para apresentar para a categoria, diante do cenário que a gente teve na primeira reunião, hoje a gente considera que há um grande avanço”, contou. Ela espera que na segunda-feira, dia do novo encontro, haja um acerto entre as partes. “Acredito que ajustando os últimos detalhes o martelo vai ser batido”, completou.
Na contraproposta, a prefeita se comprometeu a avaliar os pontos questionados pelo SINDACS. Dentre eles, estão a mudança de nível em setembro; acréscimo pecuniário; o pagamento salarial retroativo em 4,5% nos meses de junho e setembro, além dos valores passivos de 2022 e a regularização de um terço das férias dos profissionais da categoria.