Pesquisadores aproveitam os finais de semana para utilizar as Bibliotecas do Estado

O Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas (SEBP), da Fundação Pedro Calmon (FPC/SecultBA), mantém quatro unidades abertas aos sábados para toda a população soteropolitana. A Biblioteca Central do Estado da Bahia (BCEB), a Biblioteca Anísio Teixeira (BAT), a Biblioteca Pública Thales de Azevedo (BPTA) e a Biblioteca Infantil Monteiro Lobato (BIML) mantêm seus equipamentos aos sábados para o público que não consegue visitar durante a semana.

A proposta procura atender a um público específico que, impossibilitado de frequentar as bibliotecas durante a semana, tem encontrado a opção de estudo, pesquisa e recreação em horários e dias alternativos.

“As unidades do SEPB funcionam aos  sábados e a BIML até o domingo, para oferecer a comunidade uma programação cultural diversificada, sendo um atrativo para a comunidade que esses equipamentos pertencem”, detalha Tamires Conceição, titular da Diretoria de Bibliotecas Públicas  (DIBIP).

Edivan Brito, 61 anos, conta que a maior parte de sua infância foi na BCEB,  pois sua mãe era funcionária da unidade e sempre o trouxe para participar dos eventos que eram ofertados e daí em diante tomou gosto pela leitura. “Sou apaixonado por este lugar. Frequento outras bibliotecas, mas a organização aqui e a receptividade fazem a diferença. Há quem goste de ler pelo celular, mas eu gosto desse contato com o livro”, relata.

Manoel de Jesus, 74 anos, valoriza a abertura das bibliotecas durante os finais de semana, pela oferta de um espaço amplo, silencioso e com um acervo completo. “Gosto de ficar no setor do Jornal, que me é mais propício ao que estou pesquisando e adquirindo conhecimento”, descreve.

Durante o final de semana, as unidades funcionam de 8h30 às 12h, com os serviços de pesquisa, empréstimo e devolução, sala de estudos e espaços com atividades culturais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *