O compromisso de conscientizar e combater formas de trabalhos realizados por crianças, em Lauro de Freitas, está sendo reforçado durante o verão. Nesta sexta-feira (10), agentes de abordagem social da Prefeitura Municipal percorreram as praias de Vilas do Atlântico, Ipitanga e Buraquinho, para identificação de casos de trabalho infantil.
O enfrentamento do trabalho infantil no município é realizado pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania (Semdesc), através do Serviço Especializado de Abordagem Social (SEAS) e o Departamento de Assistência da Criança e do Adolescente (DACA).
Nas abordagens, os agentes prestam orientações de encaminhamentos para políticas sociais e realizam a sensibilização de combate ao trabalho infantil, como afirma a coordenadora do SEAS, Jocenita Carvalho. “Quando identificado um caso, coletamos os dados do responsável para que possamos manter contato, além de pedirmos para que se apresente nas unidades de assistência social, onde continuamos com a conscientização e apresentamos programas sociais de cunho de enfretamento”, disse.
Na ação do dia foram realizadas quatro abordagens, sendo identificados dois casos de trabalho infantil na Praia de Vilas do Atlântico e um em Buraquinho, relacionados a vendas de alimentos e bebidas. Os responsáveis foram orientados pela equipe de abordagem social. Casos de trabalho infantil devem ser denunciados através do Disque 100.