Lavagem do Bonfim volta a reunir milhares de fiéis após dois anos sem cortejo em Salvador

A bissecular Lavagem ao Senhor do Bonfim reuniu fiéis após dois anos sem o tradicional cortejo pela Cidade Baixa, em Salvador, nesta quinta-feira (12). Milhares de pessoas foram às rua para demonstrar fé e adoração. 

A caminhada de cerca de 6 quilômetros partiu da Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia, onde a imagem da imaculada e do Bom Jesus do Bonfim foram veneradas pela população. A alvorada despertou a população no bairro do Comércio às 5h.

O cortejo da lavagem foi precedido por dois pelotões de corredores, que pagam promessas ao Senhor do Bonfim. A primeira saída foi às 6h e a segunda às 7h, minutos antes da partida da imagem do Bom Jesus. 

A imagem do Bom Jesus do Bonfim chegou por volta das 11h. Em um silêncio de vozes e apenas palmas, ela foi recebida pelos fiéis de forma emocionada na Colina Sagrada. 

Cortejada pelas baianas, que aguardavam para fazer a lavagem das escadarias, a imagem foi colocada no alto da igreja para contemplação. Neste ano, o adro foi fechado apenas para as baianas, a cúpula da basílica e os profissionais da imprensa.

Diferentemente dos anos anteriores, a frente da igreja foi fechada para controlar a quantidade de fiéis que amarram as fitinhas no gradil. Desta vez, a entrada foi liberada aos poucos, para evitar tumultos e favorecer o ritual das lavagens da escadaria, pelas baianas. A medida não foi contestada pelos fiéis.

A missa campal, presidida por padre Edson foi realizada por volta das 11h30. O reitor da basílica transmitiu mensagens de paz e pediu para que os cidadãos se unam em prol da paz e contra o autoritarismo, e desejou forças para que os brasileiros possam lutar contra as injustiças e pelo desarmamento da população.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *