Participantes do Comitê InterReligioso da Bahia, grupo que reúne pessoas de diversas crenças, fizeram um ato na manhã desta quinta-feira (8), contra a intolerância religiosa. A manifestação foi realizada em frente à escultura de Oxóssi, na Avenida Mãe Stella de Oxóssi.
A cantora Margareth Menezes e o presidente da Fundação Gregório de Mattos, Fernando Guerreiro, participaram da ação. O local foi escolhido por causa do incêndio à escultura da yalorixá, na madrugada do último domingo (4).
A polícia investiga se o fogo foi criminoso, ou causado por um curto circuito nos refletores de luz. A perícia foi feita pelo Departamento de Polícia Técnica (DPT) e o laudo ainda não ficou pronto. O caso foi registrado em delegacia pela Prefeitura de Salvador, que é responsável pelo equipamento.
A gestão afirma que a imagem foi vandalizada. A escultura de Mãe Stella tinha dois metros e foi removida pela Companhia de Desenvolvimento Urbano de Salvador (Desal), para ser recuperada. A estrutura foi instalada e inaugurada em abril de 2019.
O laudo do Departamento de Polícia Técnica (DPT) deverá ficar pronto em 30 dias, para identificar se o incêndio realmente foi criminoso. A Polícia Civil informou que o caso foi tipificado como “ultraje a culto e impedimento ou perturbação de ato a ele relativo”.