O ambiente tranquilo e seguro foi pensado para acolher e dar o suporte necessário às pessoas em situação de violência sexual, residentes no município de Lauro de Freitas: o ambulatório fica no Complexo de Saúde, localizado no bairro da Itinga, com atendimento de segunda a sexta-feira, das 08h às 16h.
Com atendimento multidisciplinar a todas as pessoas que precisam de ajuda e orientação, o gênero e faixa etária são livres. O serviço é totalmente gratuito com apoio psicológico, consultas médicas e encaminhamento para a rede de assistência municipal, de acordo com a necessidade de cada um.
Implantado em dezembro de 2019, o equipamento é administrado pela Secretaria Municipal de Saúde (SESA), sob coordenação da Atenção Especializada à Saúde. O atendimento acontece por demanda aberta ou através de encaminhamentos feitos pelas UPAs e rede de assistência.
O ambulatório oferece apoio não apenas para as pessoas em situação de violência, mas também disponibiliza acompanhamento terapêutico para os familiares, no intuito de fortalecer todos os envolvidos no processo. A coordenadora da unidade, Ana Paula Carneiro, destaca que o trabalho é amplo, focado em suavizar a dor e traumas enfrentados.
O objetivo é orientar, acolher e recuperar as forças da pessoa em situação violência sexual. É feito acompanhamento e reabilitação para os possíveis agravos na saúde física e mental dos usuários. O maior número de acolhimentos tem sido de crianças e adolescentes, na faixa etária dos seis aos 17 anos, representando 56% do público.