Aluno do IngreSSAr alcança 980 pontos na redação do Enem e é aprovado em oito instituições de ensino superior

O programa IngreSSAr era a ponte que faltava para que Marlon Nery alcançasse o sonho de cursar Medicina gratuitamente em uma Universidade. Morador da Mata Escura, o jovem de 18 anos se dedicou muito para conseguir a aprovação. A rotina intensa incluía as aulas no colégio pela manhã, o estágio à tarde e o curso de preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), por meio do IngreSSAr, à noite.

Parte dessa conquista veio ao perceber que tirou 980 pontos na redação no Enem do ano passado. Após o resultado do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), no último dia 27, e de algumas instituições particulares, Marlon ficou em êxtase ao ver que foi aprovado em oito instituições de ensino superior: na Universidade Federal do Paraná (UFPR), na Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública (EBMSP), na Faculdade Zarns, na Universidade Salvador (Unifacs), na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), no Centro Universitário UniFTC e na Faculdade Santa Casa.

“Eu deixei para ver tudo junto. Quando eu vi, disse para mim mesmo: ‘Meu Deus, eu consegui, consegui! Não apenas em uma, mas em todas que eu tentei’. Foi uma surpresa muito grande. Sentir que tudo isso valeu a pena é prazeroso. O recado que eu deixo para quem deseja entrar na universidade é que tudo tem o seu tempo. Eu também tinha essa preocupação de: ‘Se eu não passar o que é que eu faço?’. Mas acreditar na gente é muito importante, acreditar nessa caminhada que a gente está pavimentando também é muito importante, e se esforçar, lógico”, diz.

Ele conta que desde 2022 começou a se preparar para o Enem, prestando o exame e levando as dúvidas para os profissionais com os quais tinha afinidade. Em 2023, ele ficou sabendo do IngreSSAr e então resolveu fazer parte do programa, iniciando em julho do ano passado e seguindo até novembro.

“O IngreSSAr foi muito importante nessa minha trajetória acadêmica. Isso porque possibilita o ingresso de estudantes oriundos da rede pública a estudos mais direcionados para os exames de acesso ao ensino superior. Me ajudou bastante, haja vista os rendimentos positivos que obtive, que são resultados de um esforço mútuo”, declara.

O jovem avalia que é essencial também a dedicação de cada aluno. “Evidentemente, um bom curso pré-vestibular, com profissionais que estejam dispostos a ensinar agregam e muito, mas o vestibulando também precisa estar ali, pronto e ávido”.

Aprovado também em Psicologia e Direito, Marlon optou por cursar Medicina, pois é a carreira que desde pequeno sempre admirou e gostou muito e que acredita ter uma relevância muito grande no contexto social em que vive. No entanto, ele não descarta cursar Direito “por hobby” no futuro.

Titular da Secretaria para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ), responsável pelo programa IngreSSAr, Fernanda Lordêlo destaca que os resultados que tem recebido demonstram o quanto as políticas públicas da SPMJ e da Prefeitura têm atingido quem mais precisa. “Marlon é mais um menino periférico que lutou para ingressar no curso dos sonhos, que é também o mais concorrido do país. Graças a muita dedicação e a metodologia de estudo, através do IngreSSAr, ele conseguiu ser aprovado com louváveis pontuações em oito instituições de ensino superior. O nosso desejo é atrair e formar mais e mais alunos carentes para que possam realizar os seus sonhos”, projeta.

Boas notas – Para Mariana Carreiro, professora de redação de Os Aprovados, instituição credenciada pelo programa, o sentimento é de muita gratidão. “Este ano nós tivemos uma quantidade muito grande de notas acima de 900. Tivemos quase 200 notas 900+ só do pessoal do IngreSSAr e eu fiquei maravilhada, porque são meninos que chegam, muitas vezes, sem uma bagagem e com esse sentimento de não ter para onde ir e o que fazer. Aos poucos, o brilho no olhar deles vai surgindo, eles vão resgatando a autoestima e eles conseguem perceber o quanto eles podem ser bons em redação”, relata.

Segundo ela, a redação é uma disciplina na qual, muitas vezes, o aluno não tem uma boa formação. “A maioria deles chega sem saber o que é parágrafo, como dividir e produzir um texto e nós temos um tempo de três meses para que este aluno consiga aprender, argumentar e criar um repertório sociocultural diversificado. Então, eu fico muito feliz em ter contribuído com essa quantidade tão grande de notas acima de 900 e muito feliz por Marlon, que passou em oito universidades”, completa.

Alexandre Guillen, supervisor de Eventos e Marketing de Os Aprovados, acompanha o programa há mais ou menos três anos, entrando nas escolas e fazendo a divulgação. Ele conta que vê o esforço dos alunos do programa em aproveitar ao máximo a oportunidade.

“Ter essa ajuda de estar no cursinho, de ter um preparo melhor, de ter uma tentativa maior e mais bem-sucedida para uma universidade é muito importante para eles. Eles se empenham muito, são os alunos que mais se esforçam em estar aqui, em não perder o curso, em estudar e em tirar as dúvidas com todos os professores”.

Programa – O programa IngreSSAr busca dar oportunidade para jovens de baixa renda para que eles tenham acesso a um curso preparatório intensivo e de qualidade para o Enem e o vestibular em instituições parceiras. O programa oferece um curso preparatório 100% gratuito, auxiliando os estudantes a ingressar no ensino superior.

No ano passado, 3.102 jovens se inscreveram no programa. Além de acesso às aulas com os melhores professores, os jovens têm direito a um auxílio para o transporte. Mais informações podem ser obtidas no site http://ingressar.salvador.ba.gov.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *