A Praça das Artes tem se destacado como a “queridinha do verão” de 2025. As primeiras semanas de funcionamento atraíram, diariamente, cerca de mil pessoas para curtir o som de bandas como Olodum, Cortejo Afro e Patrulha do Samba. O espaço localizado no Centro Histórico de Salvador, no Pelourinho, é administrado pelo Instituto do Patrimônio Histórico da Bahia (Ipac), unidade vinculada à Secretaria de Cultura (Secult-BA).
O espaço, que está com agenda lotada até o final da temporada, tem ganhado visibilidade entre baianos e turistas. Com uma combinação de programação atrativa e fácil acesso, a praça tem encantado aqueles que desejam aproveitar o melhor do verão soteropolitano. Atrações de peso como Cheiro de Amor, O Kanalha, Samba Trator e Bailinho de Quinta, já estão confirmadas para se apresentarem.
“A Praça das Artes estava adormecida e é importante ter esse espaço pulsando novamente e ajudando na dinamização do Pelourinho, que esse ano completa 40 anos de tombamento como patrimônio da humanidade. Quando trazemos esse movimento para o centro histórico, não trazemos só turistas, trazemos os moradores de Salvador, e este é o objetivo do AmôPeloPelô, um programa do Governo do Estado, que visa trazer movimento para Pelourinho. É fundamental considerar a importância deste espaço, inclusive, para o desenvolvimento econômico da nossa cidade”, ressaltou Marcelo Lemos, diretor geral do Ipac.
Valter Pontes, diretor do Cheiro de Amor, reforça a importância de promover eventos em espaços públicos. “Eventos como esse, em espaços públicos e de fácil acesso à população e a turistas, só aquecem a nossa cultura e fomentam, ainda mais, o meio artístico e musical. É muito importante esse tipo de ação em largos e praças. Que a gente possa participar mais e mais vezes”.
Confira a programação de 20 a 25 de Janeiro:
20/01 – 20h – Ensaios de Verão Cortejo Afro – Ingressos TICKET MAKER
21/01 – 20h – Terça da Benção Olodum – Ingressos TICKET MAKER
22/01 – 19h – O Kanalha e convidados – Ingressos Sympla
23/01 – 19h – Sampelô – Gratuito (Sujeito a Lotação)
24/01 – 18h – Batekoo
25/01 – 16h – 190 anos da Revolta dos Malês