Nova carteira de identidade chega à marca de 1 milhão de emissões na Bahia

A nova carteira de identidade nacional (CIN) chegou à marca de 1 milhão de emissões na Bahia. A primeira via é gratuita e está disponível à população nas 87 unidades fixas da Rede SAC, distribuídas em 74 municípios no Estado, além das três carretas do SAC Móvel. O atendimento da CIN é feito 100% por agendamento prévio em todos os postos fixos, através do aplicativo ou portal ba.gov.br ou pelo call center: 0800 071 5353 / 71 4020-5353.

O atendimento da CIN iniciou em julho de 2024 e, de lá pra cá, o SAC vem desenvolvendo diversas ações com o intuito de atender ao máximo possível de pessoas. Os postos que funcionam nos quatro grandes shoppings de Salvador atendem com horário estendido até às 21h e já contabilizam cerca de 140 mil atendimentos. Nos 21 postos do interior e nos 51 Pontos SAC, que realizam uma força-tarefa em dias de sábado apenas para a CIN, o número de atendimentos chega a quase 400 mil.

O SAC também tem desempenhado ações que vão ao encontro da população, como o projeto CIN nas Escolas. Através da equipe SAC Itinerante, o projeto já passou por 12 escolas estaduais, na capital e no interior, concretizando, aproximadamente, 7 mil atendimentos para estudantes da rede pública e comunidade escolar. A próxima unidade será o Colégio Estadual de Educação Profissional em Saúde do Leste Baiano, em Valença.

Além das escolas, o SAC também já atendeu a mais de 6 mil pessoas em vulnerabilidade social, em parceria com secretarias de Estado e com o Instituto de Identificação Pedro Mello (IIPM). Para a diretora Operacional do SAC, Nilza Rios, o intuito do SAC é fazer com que o serviço alcance o maior número de pessoas no menor tempo possível, através de ações proativas e humanistas.

Sobre a CIN – A primeira via da CIN é gratuita e tem o Cadastro de Pessoa Física (CPF) como número único de identificação. Para fazer o documento é necessário apresentar a certidão de nascimento ou de estado civil atualizada original ou cópia autenticada. A CIN permite incluir outros números de documentos como CNH, carteira de trabalho, título de eleitor e certificado militar. Além disso, podem ser adicionadas também condições de saúde, como o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e deficiências auditiva, visual, física e intelectual; e até informações como tipo sanguíneo, fator RH e opção por ser doador de órgão.

Outra novidade é a inclusão do nome social a pedido do próprio cidadão. Caso haja mudança de nome na certidão de nascimento fica valendo apenas este novo registro. A CIN também possui uma versão digital que estará disponível no GOV.BR três dias após a impressão. O documento ainda consta um QR Code para verificação da autenticidade e verificação de dados. A CIN tem validade de acordo com a faixa etária do cidadão: de 0 a 12 anos incompletos, validade de 5 anos; 12 a 60 anos incompletos, validade de 10 anos; acima de 60 anos, validade indeterminada. É importante lembrar que a troca do antigo RG pela nova CIN não é urgente e pode ser feito até fevereiro de 2032.

A implantação da CIN na Bahia foi realizada pelo Departamento de Polícia Técnica (DPT), órgão ligado à Secretaria de Segurança Pública (SSP), e responsável pelo Instituto de Identificação Pedro Mello (IIPM), em parceria com a Secretaria da Administração (Saeb), através do SAC.

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