A energia contagiante do verão vai virar dança com o movimento do Balé Teatro Castro Alves. Durante a estação mais quente do ano, a companhia pública de dança da Bahia promove um ciclo de atividades gratuitas com o projeto “Movimento Verão”. A programação acontece entre janeiro e fevereiro de 2025 reunindo aulas abertas com bailarinos do BTCA, roda de diálogo e apresentações do espetáculo infanto-juvenil “Você Sabia?”.
No Espaço Xisto Bahia, anexo ao Complexo da Biblioteca Pública dos Barris (Salvador), o Balé Teatro Castro Alves realiza aulas abertas das segundas às sextas-feiras, entre os dias 22 de janeiro e 14 de fevereiro. As aulas acontecem das 13h15 às 14h45, com 20 vagas cada turma, disponíveis por ordem de chegada.
A programação semanal inclui aulas de Pilates com Ticiana Garrido, às segundas; Balé Clássico com Gilmar Sampaio, Lila Martins e Ana Drehmer, às terças e quintas; Danças Afro-Brasileiras com Agnaldo Fonseca, às quartas; e Alongamento com Dina Tourinho, às sextas. As aulas são destinadas para pessoas com experiência intermediária ou avançada em dança e não é preciso inscrição prévia para realizar as atividades.
No dia 29 de janeiro a programação será especial. Durante a aula aberta de Danças Afro-Brasileiras, Agnaldo Fonseca convidou o professor de dança afro contemporânea Amilton Lino dos Santos. Depois, é hora da primeira roda de diálogo do ano do BTCA, com a participação do coreógrafo, bailarino e pesquisador Guego Anunciação, que conduzirá a conversa com o tema “Das histórias que não se contam”. Com entrada gratuita, sujeita a lotação, a roda de diálogo também ocorre no Espaço Xisto Bahia.
O “Movimento Verão” do BTCA também leva apresentação gratuita de dança durante a estação mais quente do ano. Convidando o público a brincar, correr e criar, o espetáculo “Você Sabia?” acontece nos dias 25 de janeiro, 1º e 08 de fevereiro, às 16h, no Museu de Arte Contemporânea (MAC). Inspirado no imaginário do quintal, da rua e na curiosidade, ele é direcionado para o público infanto-juvenil e para todas as crianças, inclusive aquelas que vivem dentro de pessoas adultas.