Ambulantes recebem kits para Natal do Centro Histórico de Salvador

A Prefeitura de Salvador iniciou nesta quinta-feira (5) a entrega de kits para os 360 ambulantes autorizados a trabalhar no Natal do Centro Histórico. A ação, organizada pela Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), segue até sexta-feira (6), às 16 horas, no Mercado de São Miguel, no bairro de Nazaré, e visa estruturar os trabalhadores que atuarão durante as celebrações natalinas. A abertura oficial será neste sábado (7), às 18 horas, no Pelourinho, com participação do prefeito Bruno Reis (União Brasil).

Segundo o secretário municipal de Ordem Pública, Alexandre Tinoco, os ambulantes contemplados são aqueles que já exercem atividades na região ao longo do ano. “Eles não precisaram fazer um novo cadastro, apenas uma atualização cadastral, na última semana, ao comparecerem lá a nossa unidade no Centro Histórico, e aqui [no Mercado de São Miguel] vão receber novos equipamentos”, explicou.

Distribuição

Os trabalhadores serão distribuídos estrategicamente entre a Rua Chile e o Terreiro de Jesus, com pontos organizados para permitir uma melhor circulação. “Como são todos ambulantes que já trabalham no Centro Histórico nós só rearrumamos para que todos tenham a oportunidade de trabalhar, não só as pessoas com isopor, mas como também as barracas desmontáveis e os carrinhos de pipoca”, completou Tinoco.

Capacitação para o Ano Novo

Para o Festival da Virada, a Semop adotará um processo mais estruturado. No dia 19 de dezembro, será realizada uma capacitação obrigatória para os ambulantes interessados em trabalhar nas festas de Ano Novo. O curso acontecerá na Estação da Cidadania, em Itapuã, e inclui orientações sobre posicionamento nos locais do evento, educação financeira, formação de preços, cuidados sanitários e objetos que são proibidos, como, por exemplo, espetinhos.

Segundo Tinoco, após a conclusão do treinamento, os participantes receberão os kits e as autorizações necessárias para atuar no festival.

“Todos os anos, reunimos aqueles selecionados pelo sistema de credenciamento para as festas populares. Para o Festival da Virada e o Carnaval, realizamos uma grande capacitação. Este ano, será no mesmo local do ano passado, dividido em dois turnos: os ambulantes cujos nomes começam com as letras A até L participarão pela manhã, e os demais, no turno da tarde”, explicou o secretário.

Durante a capacitação, representantes de diversos órgãos municipais, como a Vigilância Sanitária e a Secretaria da Infância e Juventude, estarão presentes para orientar os participantes. Além disso, a Prefeitura disponibilizará espaços para que ambulantes possam deixar seus filhos menores sob cuidado enquanto trabalham nas festas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *