Está aberto até a próxima quinta-feira (28) o prazo de inscrição para o curso “Programação front-end” oferecido gratuitamente pelo Senai e pela Ford. A formação faz parte do “Ford <Enter>” na Bahia, programa que qualifica pessoas de baixa renda para o mercado de tecnologia, com foco na empregabilidade dos participantes.
Com duração de cinco meses e carga horária de 300 horas, a capacitação é totalmente gratuita e não exige conhecimento prévio em programação. Os 50 selecionados vão receber ajuda de custo para alimentação e transporte, suporte pedagógico e assistência social, além de apoio na preparação para entrevistas de emprego e um diploma emitido pelo Senai.
Para concorrer a uma das vagas, é preciso ter 16 anos ou mais, ensino médio em andamento (a partir do 2º ano) ou completo e renda familiar de até quatro salários mínimos.
Interessados devem se inscrever no site do programa, onde constam todas as informações sobre o processo de seleção, que terá cinco etapas: inscrições, desafio (remoto), prova de conhecimento prévio (presencial), entrevista (presencial) e matrícula. O resultado de cada etapa será divulgado no site. O início das aulas está previsto para o dia 6 de janeiro de 2025.
As atividades vão acontecer de segunda a sexta-feira, em dois locais de Salvador que o candidato pode escolher no momento da inscrição: Senai Cimatec, no bairro de Piatã, e Cimatec Digital, no Pelourinho, ambos em Salvador.
O principal diferencial do curso é o foco na inserção dos participantes no mercado de trabalho. Por isso, oferece uma trilha completa de aprendizagem que inclui capacitação técnica, comportamental e o encaminhamento ativo para o mercado.
Além da formação em desenvolvimento de software front-end, o programa inclui aulas de inglês técnico, lógica, habilidades comportamentais, sessões de mentoria e palestras sobre temas em alta na área de tecnologia.