Um mutirão com mais de 3.200 vagas para consultas e exames será realizado em Salvador. O objetivo é identificar precocemente o câncer de próstata. A iniciativa de promoção da saúde do homem faz parte da programação da campanha Novembro Azul, promovida pela Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab).
Os atendimentos deverão ser agendados previamente, a partir de quarta-feira (6), pela internet ou pelo WhatsApp da Sesab, através do número (71) 3118-8365.
Estarão disponíveis:
- Exames de Antígeno Prostático Específico (PSA)
- Consultas com urologista
- Consultas com urologista oncológico
- Consultas de ginecologia e mastologia para homens trans e pessoas não-binárias
👉 No momento do atendimento, é preciso apresentar cartão do Sistema Único de Saúde (SUS), RG, CPF, além de comprovantes de residência e do agendamento.
Os pacientes cujos exames apresentarem alterações, serão encaminhados para a realização de exames complementares na rede.
Confira datas, horários e quantidade de vagas para cada atendimento:
Cerca de 2 mil vagas, entre consultas com urologista e exames de Antígeno Prostático Específico (PSA), serão ofertadas no Ambulatório do Hospital Geral Roberto Santos, localizado no bairro do Cabula, na capital baiana. Os atendimentos acontecem nos dias 9 e 10 de novembro, a partir das 7h.
A ação tem como público-alvo homens cis, mulheres trans e pessoas não-binárias a partir de 40 anos.
Conforme a Sesab, durante o mês, o Centro Estadual de Oncologia (Cican), localizado no bairro de Brotas, vai ofertar 450 exames de PSA, sendo 30 exames por dia, de segunda a sexta, exceto nos feriados.
A Sesab ainda detalhou que, no caso do PSA, não há exigência de pedido médico, porém, é necessário jejum mínimo de 4h e dois dias sem ejaculação, sem esforço físico intenso e sem andar a cavalo, de bicicleta ou de moto.
No dia 23 de novembro, o Cican ofertará 100 consultas com urologista oncológico, a partir das 7h. As vagas são voltadas para homens cis, mulheres trans e pessoas não-binárias.
Para ter acesso às consultas, os pacientes devem possuir encaminhamento para urologista oncológico e/ou exames que comprovem a suspeita de câncer (PSA alterado ou exames de imagem).
Já nos sábados de 16 e 30 de novembro, o Hospital da Mulher Maria Luzia Costa dos Santos, localizado no bairro de Roma, ofertará 600 consultas de ginecologia e mastologia para homens transexuais e pessoas não-binárias, a partir dos 18 anos de idade.