A temporada de cruzeiros 2024/2025 em Salvador será inaugurada, nesta segunda-feira (4), com a chegada do MSC Seaview, um dos nove navios da Costa Cruzeiros e MSC Cruzeiros que atracarão no Brasil até abril de 2025. Segundo a Secretaria Estadual de Turismo (Setur-BA), são esperados, até abril de 2025, cerca de 300 mil visitantes, com 82 atracações programadas nos portos de Salvador e Ilhéus e operações em Porto Seguro, Itacaré e Cairu.
A previsão é que a temporada ofereça quase 862 mil leitos na Bahia, impulsionando o turismo e a economia local. Entre as embarcações que passarão pelo país estão também o Costa Diadema, Costa Pacifica, MSC Grandiosa e MSC Splendida, que irão operar mais de 200 roteiros com paradas em Salvador, Santos, Rio de Janeiro e Recife. Além dessas, mais de 30 navios de longo curso visitarão cerca de 40 cidades brasileiras, incluindo regiões como Amazonas, Bahia, Ceará e Pará.
A expectativa é que a temporada repita o sucesso da anterior, que gerou R$ 5,2 bilhões em receitas e criou cerca de 80 mil empregos diretos e indiretos. Globalmente, o setor deverá alcançar 34 milhões de passageiros em 2024, de acordo com a Clia Global, destacando a importância crescente do Brasil no mercado internacional.
Expedição
A temporada também inclui a chegada do SH Vega, navio da Swan Hellenic, que partiu do porto de Salvador no dia 31 para uma expedição inédita pelo litoral baiano, com 152 passageiros. O itinerário incluiu paradas em Morro de São Paulo, Itacaré, Trancoso e Abrolhos, locais que recebem o cruzeiro pela primeira vez. O receptivo organizado pela Setur-BA contou com baianas típicas e apresentações de percussão para recepcionar os passageiros.
Entre os viajantes estavam o apresentador Álvaro Garnero, que destacou a importância da parada na Bahia, e a influencer mineira Selma Pires, que elogiou as experiências culturais e gastronômicas da região. O cardápio do SH Vega foi assinado pela renomada quituteira baiana Dadá, conhecida por suas receitas tradicionais com azeite de dendê, proporcionando aos passageiros um mergulho na culinária local.
“Estou muito honrada em mostrar a riqueza da gastronomia da Bahia para todos a bordo”, declarou Dadá.
O SH Vega, normalmente usado em expedições no Ártico e Antártica, incluiu o litoral baiano como destino entre as temporadas polares. “Decidimos explorar o lindo mar da Bahia antes de retornarmos às zonas polares”, afirmou João Marques, assistente do comandante.