Os eleitores soteropolitanos vão contar com uma ferramenta importante para a votação no próximo domingo (6). Pela primeira vez, será possível acompanhar as filas nas seções eleitorais.
A função estará disponível apenas para quem vota em uma das cinco seções da sede do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA), em Salvador. O sistema é um piloto e pode ser ampliado para outras seções, segundo informações da TV Bahia.
A ferramenta estará disponível no site do TRE durante o período de votação, que acontecerá das 8h às 17h.
O filômetro também foi utilizado pelo TRE durante o período de cadastramento dos eleitores, no mês de maio. O sistema indicou se a fila estava pequena (verde), média (amarela) ou grande (rosa).
Prioridade
Assim como nos anos anteriores, haverá prioridade na fila de votação. Entre os grupos com prioridade, estão pessoas idosas (com 60 anos ou mais), pessoas com mobilidade reduzida, pessoas enfermas, pessoas com transtorno do espectro autista, pessoas obesas, gestantes, lactantes e com crianças de colo. Acompanhante ou atendente pessoal de pessoas com deficiência também terá preferência, mesmo que vote em outra seção.
Vale ressaltar que, dentro desse grupo, eleitoras e eleitores com 80 anos ou mais têm prioridade sobre todos os outros, independentemente da ordem de chegada.
A Resolução 23.736, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que trata dos atos relacionados ao pleito de outubro, também garante a preferência na fila para candidatas e candidatos, juízas e juízes eleitorais, promotoras e promotores eleitorais, servidoras e servidores da Justiça Eleitoral e policiais militares em serviço no dia da eleição.
Para evitar imprevistos, é recomendável que todos verifiquem com antecedência se houve mudanças no seu local de votação.