O Instituto Federal da Bahia (IFBA) abriu inscrições com 80 vagas para o curso de agente de desenvolvimento cooperativista, que pretende formar profissionais para montar e manter cooperativas em comunidades locais. A formação é presencial, no campus Salvador, no bairro do Barbalho, e oferece bolsa de R$ 1.200 mensais para os estudantes participantes.
As inscrições podem ser realizadas até dia 15 de setembro através de formulário online. O curso tem duração de quatro meses e pessoas com 16 anos ou mais podem se inscrever.
As aulas acontecerão nas terças e quintas-feiras, das 17h às 20h20, e aos sábados, das 8h40 às 12h20, na unidade localizada na Rua Emídio Santos, s/n, Barbalho. Em caso de dúvidas, os candidatos devem enviar e-mail para agentecooperativista.ssa@ifba.edu.br.
Públicos-alvo do curso:
- Trabalhadores e trabalhadoras vinculados a empreendimentos econômico-solidários, formalizados ou não, a exemplo de grupos informais, associações, cooperativas, coletivos urbanos e rurais;
- Jovens;
- População negra;
- Mulheres;
- Povos e comunidades tradicionais e originárias;
- Pessoas com Deficiência – PCD;
- População idosa;
- População LGBTQIAPN+;
- Cadastrado em programas sociais (CadÚnico).
A formação visa também desenvolver estratégias de fomento às políticas públicas de economia solidária, reforçando a criação de empreendimentos econômicos solidários (EES), e a articulação de redes de cooperação e cadeias produtivas dentro deste setor.