Maternidade Climério de Oliveira terá nova torre com leitos de UTI materna e laboratórios em Salvador

A Maternidade Climério de Oliveira (MCO-UFBA/Ebserh), localizada no bairro de Nazaré, em Salvador, vai lançar licitação para a construção de um novo espaço na unidade de saúde. Trata-se de uma nova torre que será construída na unidade de saúde com o objetivo de ampliação do local e da oferta de novos serviços de saúde. 

A informação foi adiantada e revelada à reportagem do Bahia Notícias pela superintendente da maternidade, Sinaide Coelho. O novo projeto chega após o antigo, lançado em 2014, não avançar na época. Em entrevista, a diretora explicou que a obra será dividida em 4 etapas e que na ocasião alguns serviços administrativos serão remanejados para que a assistência médica do local continue funcionando normalmente.   

“Essa obra vai ser realizada por 4 etapas. É importante salientar que essas etapas vão ser habitáveis, ou seja, terminou a primeira já terá ocupação. Não fica aquele prédio esperando a próxima parte, considerando a área, considerando os serviços da maternidade que não podem parar. A Climério de Oliveira vai remanejar alguns serviços administrativos para uma outra área, para que a assistência não sofra interrupção. Então, a maternidade continuará em funcionamento prestando o seu serviço à população. É claro com alguns incômodos que toda a obra acontece, mas de uma forma segura”, disse. 

A diretora contou também que no novo espaço serão entregues 10 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) materna para prestar assistência de cuidado intensivo e atendimentos obstétricos das pacientes. 

“Nós vamos ampliar e a maternidade, o estado da Bahia, na verdade, ganha leitos de UTI materna. Então, a maternidade hoje ela não tem [a UTI materna], ela é referência para neonatal, pois temos UTI de neonatal, mas não temos materna. Iremos ter 10 leitos de UTI materna nessa nova torre. Então, esses dez leitos de UTI materna vão garantir para essa mulher uma assistência dentro da perspectiva materno infantil, que é a área onde ela está nesse tango de cuidado intensivo. Isso ajuda também, não só a gente especializada um cuidado mais voltado para uma questão obstétrica da mulher, mas você já reduz dez leitos que poderia precisar em um hospital de UTI geral por exemplo”, indicou.   

NOVOS LABORATÓRIOS E LEITOS DE ALOJAMENTO 

Além disso, outra área que deve ser beneficiada é a formação dos universitários que atuam no local, conforme disse Sinaide. Ela anunciou que com a nova obra, será ampliado e inaugurado ainda leitos de alojamento conjunto, além da ampliação de leitos neonatal, leitos de cuidados semi-intensivos e intensivos 

“Os alunos vão conseguir ver toda a linha de cuidado dessa mulher até alta complexidade aqui dentro da próxima maternidade. Nós vamos ampliar leitos de alojamento conjunto. Então, nós aumentamos, tendo a UTI materna nós precisamos realmente ampliar, leito neonatal vai ser ampliado também, aquelas áreas que são mais críticas e necessárias ao nosso estado serão ampliadas”, comentou. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *