O Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) concedeu uma licença ambiental à empresa, responsável pela implantação do lote 2 do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), para supressão da vegetação com intuito de viabilizar a duplicação da Estrada da Derba.
Conforme documento que detalha a decisão, a autorização, que será válida por seis anos, específica que o local de retirada da vegetação na região corresponde a 5,5 km da linha, 3,3 km da BA-528, desde a PI do Hospital do Subúrbio, passando pelo viaduto da BR-324, até o início da Av. 29 de Março, em Águas Claras, e 3 paradas ao longo do traçado de aproximadamente 5,5 Km (Hospital do Subúrbio, Valéria e Águas Claras).
A duplicação da BA-528 faz parte do escopo de obras do segundo lote do VLT, que percorrerá entre os bairros de Paripe, no Subúrbio Ferroviário, e de Águas Claras, no miolo de Salvador. As empresas vencedoras foram a Consórcio Cetenco/Agis/Consbem que se juntaram em um consórcio que obteve a melhor nota técnica e apresentou o menor preço na disputa: R$ 1.084.000.000,00.
A nova logística será necessária para a instalação de um canteiro central no meio da pista, por onde vai passar o modal.
Trechos
Ao todo, a obra será dividida em três trechos e cada um deles terá um consórcio como responsável pela sua construção, com um custo abaixo do estimado pelo governo do estado no lançamento do projeto.
O vencedor do primeiro lote do VLT, correspondente ao trecho entre a região da Calçada, em Salvador, e Ilha de São João, em Simões Filho, foi o Consórcio Expresso Mobilidade Salvador, formado pelas empresas Álya Construtora S.A., Metro Engenharia e Consultoria Ltda., e MPE Engenharia e Serviços S.A., que atingiram a nota máxima na avaliação técnica da CTB e propuseram um custo de R$ 1.418.231.801,21 para a construção.
O terceiro lote, que compreende o trecho entre Águas Claras e a orla de Piatã, o vencedor foi o consórcio composto pelas empresas Mota Engil Engenharia e Construção S.A., Obrascon Huarte Lain S.A., e MEIR Serviços e Construções Ltda., que também receberam a melhor nota técnica na avaliação da CTB e propôs o menor preço para a obra: R$ 791.427.436,88.
No total, o governo da Bahia terá que desembolsar R$ 3.293.659.238,09, o que representará uma economia superior a R$ 300 milhões, em comparação ao custo que era estimado pela gestão estadual no lançamento do Edital, em dezembro de 2023. Na época, a expectativa era de uma obra no valor de R$ 3,6 bilhões.
A previsão de conclusão das obras do primeiro trecho do VLT de Salvador é para junho 2027. Já para os trajetos correspondentes aos lotes 2 e 3 da licitação, a estimativa é de término apenas em agosto de 2028.