A programação oficial de palestras da Bahia Farm Show 2024 começa na terça-feira (11), às 16h. O fórum de abertura trará como tema o “Uso e Monitoramento do Aquífero Urucuia para uma melhor gestão das águas”.
O tema tem como foco o estudo do potencial hídrico que vem sendo desenvolvido pelos produtores rurais, por meio da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba) em parceria com a Universidade Federal de Viçosa (UFV) e Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). O objetivo é entender a dinâmica do Aquífero Urucuia, por meio de medições e monitoramento em tempo real, e que futuramente vai permitir maior segurança para a agricultura irrigada e para os múltiplos usos.
O evento será televisionado e transmitido pelas redes sociais da Bahia Farm Show.
Nomes ligados ao tema vão participar do debate. Entre eles, o pesquisador Everardo Mantovani, da UFV; o pesquisador e gerente de Hidrologia e Gestão Territorial do Serviço Geológico do Brasil, Amilton Cardoso; e o produtor rural Júlio Busato. A mediação e apresentação serão dos jornalistas Giovani Ferreira e Carla Letícia.
Para o presidente da Aiba e da Bahia Farm, Odacil Ranzi, que também integrará a mesa de debates, a escolha do tema demonstra a dedicação e o apreço que os produtores rurais baianos possuem pela temática ambiental. “Esta é uma iniciativa inédita em todo o Brasil, e temos muito orgulho em compartilhar o andamento deste estudo dentro da Bahia Farm”, afirmou.
O sistema de monitoramento hídrico será uma ferramenta fundamental para a melhor gestão dos recursos hídricos da região e para otimizar o uso da água na produção de alimentos”, disse.