A Prefeitura de Mata de São João através da Secretaria de saúde, entregou na manhã desta quarta-feira (27) o castramóvel, equipamento para realizar cirurgias de castração de cães e gatos.
O Castramóvel, que começa a operar a partir de quinta-feira (28), irá funcionar de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 16h. O trailer ficará estacionado na Rua Luiz Antônio Garcez, centro, próximo a Secretaria de Agricultura, ao lado do Parque da cidade, por 2 meses.
As cirurgias iniciais serão feitas com mais de 1.500 animais cadastrados pelos agentes de endemias, durante a vacinação antirrábica. “Em caso de não catalogados, os tutores devem procurar a unidade para elencar seus pets e estes serão incluídos na lista de espera”, informou a veterinária Alana Xavier.
A castração é de extrema importância, pois além de prevenir o aumento descontrolado da população de animais de rua, também contribui para o bem-estar dos cães e gatos, evitando doenças reprodutivas e comportamentais.
O prefeito de Mata de São João, Bira, falou sobre a entrega “Este é um desejo de nossa gestão e da população, temos que cuidar bem de todos, inclusive dos animais. A castração vai evitar doenças e solucionar uma problemática que muito nos preocupa, que é a reprodução indesejada e consequentemente, o abandono”.
Para cadastrar os animais, o tutor deverá levar documento de identificação com foto, comprovante de residência e cartão do SUS. “Os pets de raças braquicefálicas, a exemplo de pug, buldogue inglês, buldogue francês, boston terrier, pequinês, boxer, dogue de bordeaux, shihtzu, gato persa e outros, não serão contemplados no programa de castração animal devido suas características anatômicas e funcionais”, explicou Xavier.
Pré requisitos para a cirurgia de castração
De acordo com Alana Xavier, para estarem aptos à castração, os animais precisam estar clinicamente saudáveis, ter peso ideal para seu porte, idade mínima de seis meses a 5 anos, não estar gestante ou no cio, estar vermifugado e não ter parido nos últimos 60 dias ou estar amamentando.
Sobre os cuidados pré-operatórios, a veterinária indica “banho no dia anterior a cirurgia, jejum de sólido (ração e comida) de 12h e água de 6h, certificar-se que o pet não tem carrapatos e pulgas, cães devem ser conduzidos em guias e gatos em caixas de transporte, para cães, cadelas e gatas o tutor deverá levar cobertor, colar elisabetano ou macacão cirurgico, no caso de gatos, cobertor”.
A cirurgia de castração só será feita mediante preenchimento e assinatura do termo de consentimento e autorização que será entregue no dia da cirurgia.