Salvador registrou, na quarta-feira (20), fortes chuvas, raios e trovões, acompanhados por rajadas de vento acima de 63 km/h, sendo este o maior pico registrado em 2023. A informação foi divulgada pela Defesa Civil da capital baiana (Codesal).
Alguns dos municípios da Bahia registram fortes chuvas desde terça-feira (19). Em Medeiros Neto, município localizado no extremo sul baiano, um jovem de 24 anos foi encontrado morto e a suspeita é de que ele tenha sido atingido por um raio.
A Prefeitura de Ilhéus, uma das maiores cidades do sul da Bahia, decretou situação de emergência na quarta-feira, por causa das fortes chuvas que atingem o município. Vários alagamentos foram registrados em diferentes pontos do município.
A decisão foi tomada em uma reunião emergencial realizada por gestores de diversos órgãos. Esta é a segunda vez em 2023 que a medida é adotada na cidade conhecida como “princesa do sul”, que tem histórico de perdas em períodos chuvosos.
Segundo informações da Codesal, o temporal aconteceu por causa da atuação de uma massa de ar seco, chamada de Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN), que ocasionou alagamentos, quedas de árvores, destelhamentos entre outros.
O volume de chuva esperado para todo o mês de dezembro em Salvador é de 63,4mm. No entanto, em apenas duas horas, em diversos pontos da capital, foram registrados acumulados de chuva em torno dos 50 mm, com na região da Palestina.
Os 10 maiores acumulados de chuvas registradas pela Defesa Civil de Salvador foram:
- Alto do Cabrito (64,6mm);
- Saramandaia (63,6mm);
- Campinas de Brotas (63,4mm);
- Nova Esperança (62,1mm);
- Itacaranha (61,4mm);
- Calçada (59,4mm);
- Liberdade – Vila Sabiá (58,8mm);
- Pituba – Parque da Cidade (58,0mm);
- Palestina (57,8mm);
- Bom Juá (57,6 mm).
A Defesa Civil alerta para que as pessoas, ao observar qualquer sinal de perigo, disque 199, solicitem ajuda, e sigam para um local seguro até a chegada da equipe técnica especializada da Codesal.