Trabalhadores contratados em regime de CLT e funcionários públicos receberão, nesta quarta-feira (20), a segunda parcela do 13º salário. A primeira parcela do benefício foi paga entre fevereiro e novembro, ou nas férias e aniversário do profissional.
O pagamento de hoje vem acompanhado do desconto da contribuição do INSS e do Imposto de Renda, se houver. Ambos os impostos são cobrados sobre o valor total.
Segundo o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), o 13º deve injetar R$ 291 bilhões na economia brasileira este ano, o que representa 2,7% do PIB do país.
Cerca de 87,7 milhões de trabalhadores serão beneficiados. O 13º é pago a todos que trabalham com carteira assinada, além de servidores públicos, aposentados, pensionistas do INSS e de regimes próprios, além de pessoas que recebem auxílios previdenciários.
O valor recebido varia de acordo com a quantidade de meses trabalhados no ano e tem como base o salário mensal. O cálculo leva em consideração o vencimento dividido por 12, multiplicado pelo total de meses trabalhado no ano, considerando o período de janeiro a dezembro. O mínimo de 15 dias de trabalho dá direito a contabilizar um mês inteiro.