Padroeira da Bahia, Nossa Senhora da Conceição da Praia é celebrada em Salvador nesta sexta-feira (8), com missas, procissão e alvoradas. Para agradecer e fazer pedidos, os fiéis foram até a Basílica Santuário Nossa Senhora da Conceição da Praia, que fica no Comércio.
Maria da Conceição nasceu no dia 8 dezembro e foi batizada em homenagem à santa. Todos os anos ela participa da festa – e sempre se emociona.
“Amo ter nascido neste dia, amo ter esse nome, amo confiar na minha Mãe. Tudo que eu tenho, agradeço à Nossa Senhora da Conceição da Praia. Se eu não vier na celebração, não me chamo Maria da Conceição”, disse.
A fé na santa começou há 474 anos, depois que a imagem dela foi trazida por Thomé de Souza de Portugal para Salvador. Naquela época, ela se chamava “apenas” Nossa Senhora da Conceição. O complemento “da Praia” veio depois e está totalmente relacionado à casa da santa, a Basílica em que a festa é celebrada e que é próxima ao mar.
A construção é tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e, em 1946, foi elevada à sacrossanta basílica pelo Vaticano. Dentro a “igreja primitiva” é preservada, onde o templo “começou”.
Nesta sexta-feira, a missa solene começou às 8h30 e foi presidida pelo Arcebispo de São Salvador da Bahia, Primaz do Brasil, Cardeal Dom Sergio da Rocha.
Depois, a imagem secular será levada para fora da igreja e fará o tradicional passeio pelas ruas do bairro do Comércio. Nossa Senhora da Conceição da Praia passa pela Avenida da França, encontra a imagem de São José na Capela do Corpo Santo, que fica na esquina da Praça Cairu, e depois retorna para a Basílica.