O documentário Sol da Bahia retrata, de forma criativa, um dos grandes eventos da independência do país ainda desconhecida pela maioria dos brasileiros. A obra, do cineasta Orlando Senna, relembra a história da Guerra da Independência da Bahia e será exibida nesta quinta-feira (07), às 19h30, e no horário alternativo no sábado (16), às 20h, na TVE.
Ocorrido entre 1821 e 1823, o conflito expulsou, definitivamente, as tropas portuguesas e consolidou a independência do Brasil, proclamada em 1822 por Dom Pedro I. O filme aborda os feitos de alguns combatentes, elevados a ícones da cultura baiana, mas conhecidos superficialmente na cultura brasileira, como a freira-mártir Joana Angélica, a mulher-soldado Maria Quitéria, a escrava liberta e exímia capoeirista Maria Felipa, o índio Bartolomeu Jacaré, o Corneteiro Lopes e Madeira de Melo.
Sol da Bahia foi realizado por meio do financiamento do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA), da Ancine. A produção reuniu equipe de profissionais do Tocantins e da Bahia, e o elenco conta com os atores baianos Caco Monteiro, Gabriela Barreto, Moreno Mattos, Jaime Cunha, Clara de Lima e Negona Irará.