O fornecimento de energia elétrica foi restabelecida em cidades baianas após um “apagão” nacional afetar todos os 417 municípios do estado. O problema foi detectado no estado às 8h31 e começou a ser resolvido por volta das 10h20. Segundo a Coelba, às 13h40, 20% dos consumidores afetados no estado seguiam sem energia elétrica.
A Neoenergia Coelba, concessionária responsável pelo serviço na Bahia, afirmou que o restabelecimento das cargas afetadas pela ocorrência no Sistema Interligado Nacional (SIN) acontece de forma gradativa, mediante autorização do Operador Nacional do Sistema (ONS). Já o Ministério de Minas e Energia (MME) informou que até às 12h30, estão recompostos 41% da carga da região Norte e 85% da região Nordeste.
Até as 13h40, conforme a Coelba, cerca de 80% dos consumidores inicialmente afetados na Bahia foram normalizados. O serviço foi normalizado em toda a capital baiana. Cidades como Ilhéus, Itabuna, Eunápolis, Porto Seguro, Barreiras, Luis Eduardo Magalhães, Juazeiro, Jacobina, Paulo Afonso, Jequié, Simões Filho, Irecê e parte de Feira de Santana também tiveram o fornecimento restabelecido.
Veja abaixo a lista de bairros de Salvador que tiveram serviço restabelecido por volta das 12h30:
- ITAPUÃ
- PATAMERES
- ALPHAVILLE
- CAJAZEIRAS
- FAZENDA GRANDE
- STELLA MARIS
- PARALELA
- PITUBA
- CAB
- PIATÃ
- BARRA
- SÃO CRISTOVÃO
- FEDERAÇÃO
- AV.ANTÔNIO CARLOS MAGALHÃES
- AV.TANCREDO NEVES
- CANELA
- VASCO DA GAMA
- POLITEAMA
- PERNAMBUES
- ARENOSO
- CABULA 6
- BOCA DO RIO
- JARDIM ARMAÇÃO
- STIEP
- COSTA AZUL
- RIO VERMELHO
- ONDINA
- MUSSURUNGA
- BARRIS
- SUSUARANNA
- NOVO HORIZONTE
- CAMINHO DAS ÁRVORES
- IMBUÍ
- BAIRRO DA PAZ
- CASTELO BRANCO
A Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) informou que a operação dos sistemas de abastecimento dos 367 municípios onde a empresa atua também foi afetada pelo “apagão”, e o fornecimento foi suspenso. O serviço será retomado de forma gradativa.
Transtornos
A CCR Metrô Bahia, responsável pelo sistema metroviário de Salvador e Lauro de Freitas, informou que o metrô foi evacuado e as operações ficaram temporariamente suspensas. Segundo a empresa, todas as pessoas que estavam nas estações foram orientadas a deixaras plataformas no momento da ocorrência, assim como as que estavam dentro dos vagões.
Os acessos às estações do metrô de Salvador seguem fechados até o retorno total dos serviços. A Secretaria Municipal de Mobilidade montou um esquema de operação especial para atender as pessoas. Os usuários do metrô que não puderam utilizar o transporte contam com linhas especiais que ligam os terminais Mussurunga, Acesso Norte, Pirajá e Lapa.
As linhas que operam na região do Vale dos Barris estão atendendo a Estação da Lapa. O BRT segue com operação normal e agentes da Semob estão nas ruas para prestar orientações e evitar transtornos.
Já os ascensores da capital baiana, Elevador Lacerda, Elevador do Taboão, Plano Inclinado Gonçalves, Plano Inclinado Liberdade-Calçada e Plano Inclinado Pilar estão sem funcionar.
A Vinci Airports, que administra Aeroporto de Salvador informou que, por causa do apagão nacional, o terminal aéreo da capital baiana funcionou com o uso de geradores. Pousos e decolagens operaram normalmente.
A Secretaria de Saúde do Estado (Sesab) informou que os hospitais da rede estadual têm geradores que garantem o funcionamento dos serviços essenciais das unidades, como equipamentos das UTIs e dos centros cirúrgicos.
O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) informou que o apagão nacional registrado em várias cidades do Brasil afeta as regiões Nordeste, Norte e Sudeste. A interrupção de energia ocorreu depois de uma abertura da interligação Norte/Sudeste.