Uma grande comunhão marcou a missa solene pelos 61 anos de emancipação política de Lauro de Freitas, nesta segunda-feira (31). Devotos de Santo Amaro de Ipitanga, autoridades municipais e estaduais preencheram a Praça da Matriz para louvar ao padroeiro e celebrar o aniversário do município. A missa foi presidida pelo mais recente bispo católico Dom Juraci Gomes, acompanhado pelo pároco Anastácio Gilberto e demais padres e diáconos.
Com uma reflexão de defesa pela vida, Dom Juraci exclamou a palavra de Deus como uma semente que deve ser plantada em todos os corações. “Na parábola do grão de mostarda, a menor das sementes, diz que quando semeada, a semente cresce ao ponto de se tornar uma grande árvore e servir para as aves fazerem seus ninhos. Assim é a palavra de Deus quando semeamos dentro da gente, ela tem poder de crescimento e é capaz de se multiplicar”, comparou.
Dom Juraci ainda destacou que os 61 anos de emancipação política de Lauro de Freitas fazem parte da vida dele. “Fui muito feliz aqui. Saí para assumir uma maior função, mas, hoje, o que posso dizer é que estou me sentindo em casa. O povo de Deus desta cidade tenho todos como amigos e daqui levo uma caminhada de nove anos. Por isso, desejo que estejamos sempre juntos em defesa da vida, com homens e mulheres comprometidos no propósito de Deus”, completou.
Para a prefeita Moema Gramacho foi uma honra ter a missa de emancipação presidida por Dom Juraci. “Agradeço a igreja católica por essa celebração em homenagem a emancipação e ao bispo Dom Juraci que foi recém ordenado, mas que passou nove anos aqui na paróquia e acompanhou nossa história. Também agradeço ao povo dessa cidade. Minha relação com Lauro de Freitas é de amor, de compromisso com o povo, com inclusão social e cidadania. Portanto, celebramos os 61 anos de emancipação de um município que só cresce e se desenvolve”, ressaltou.
Devota de Santo Amaro de Ipitanga, Estelita Abreu, 69 anos, acompanhou a missa com muita fé e não perdeu a hora dos parabéns da cidade. Ela recebeu das mãos da prefeita a primeira fatia de bolo em representação a todos os munícipes. “Sou nascida e criada aqui em Lauro de Freitas. Minha história e da minha família está toda aqui. Hoje a missa foi linda, com padre Juraci que agora é bispo, e ainda volto para casa honrada por ter recebido o primeiro pedaço de bolo”, relatou a moradora do Centro em meio a sorrisos.
Homenagem a Gabriel
A missa de emancipação ainda rendeu homenagem a Gabriel Silva da Conceição Junior, criança do bairro de Portão que teve sua vida ceifada precocemente. A Orquestra Sinfônica de Lauro de Freitas e o Coro Infanto-juvenil do Núcleo NEOJIBA também prestaram homenagens ao garoto e sua família, na sede da Aldeias SOS. Os festejos da emancipação com bandas foram suspensos em solidariedade à morte do garoto.