Em mais um passo para fortalecer a produção e o consumo local por meio da economia solidária, a Prefeitura de Lauro de Freitas, por meio da Secretaria de Trabalho, Esporte e Lazer (Setrel), realiza nesta quarta-feira (26), o lançamento do programa de implantação da moeda social no município. O evento será no auditório do Centro Estadual de Educação Profissional em Tecnologia, Informação e Comunicação (CEEPTIC), das 8h às 17h.
Pela manhã haverá a realização de debate com o representante da Rede Nacional de Bancos Comunitários, Joaquim Melo; o titular da Setrel, Uilson de Souza; o coordenador de microcrédito e finanças solidárias da Setre, José Paulo; e a representante do Centros Públicos de Economia Solidária (Cesol), Simaia Barreto. Já pela tarde, ocorrerá a cerimônia oficial de lançamento do programa.
A moeda social é considerada um instrumento de desenvolvimento local, destinado a beneficiar o mercado de trabalho dos grupos que participam da economia de determinada localidade. Seu uso é restrito e a sua circulação beneficia a redistribuição dos recursos na esfera da própria comunidade.
Para o secretário de Trabalho, Esporte e Lazer de Lauro de Freitas, Uilson de Souza, a criação da moeda solidária é um momento histórico no município. “Estamos colocando Lauro de Freitas no centro de uma articulação nacional com a implantação da moeda. O intuito é fazer com que a economia local cresça e permaneça em nossa cidade, valorizando nossa gente”, destacou.
Também estarão presentes no evento o secretário de Trabalho e Esporte do Estado, Davidson Magalhães; o coordenador de economia solidária da Setre, Wenceslau Júnior; a prefeita de Lauro de Freitas, Moema Gramacho; o vice-prefeito de Lauro de Freitas, Vidgal Cafezeiro; a deputada estadual, Olívia Santana; e deputada federal, Alice Portugal.