Blitz da Prevenção: em Vilas do Atlântico, população é beneficiada com testes rápidos, vacinação e distribuição de preservativos

Testagens, distribuição de preservativos femininos e masculinos, vacinação e atendimentos de enfermagem. Todos estes serviços foram ofertados na primeira portaria em Vilas do Atlântico durante a Blitz da Prevenção. A iniciativa, realizada na manhã deste sábado (22) , foi promovida pelo Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) da Secretaria Municipal de Saúde e faz parte das ações de prevenção e diagnóstico das hepatites virais intensificadas neste mês, durante a Campanha Julho Amarelo. O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) também participou da atividade promovendo a vacinação antirrábica para cães e gatos.

De acordo com o coordenador do CTA, Djair de Deus, a ação teve o objetivo de chamar atenção da população para os sintomas da doença que na maioria das vezes é silenciosa. “Os testes rápidos são eficientes para detectar as hepatites virais. Nós realizamos as testagens no CTA, localizado na Rua José Martins Bittencourt em Vila Praiana, ou em qualquer Unidade de Saúde da Família de segunda a sexta-feira. Os casos positivos são acompanhados por uma equipe multidisciplinar de especialistas com tratamento dispensado gratuitamente pelo SUS”, explica.

Ao todo, a Blitz distribuiu neste sábado 1.444 preservativos masculinos, 300 preservativos femininos e 60 autotestes para diagnóstico do HIV. No stand da vacinação, foram aplicadas imunizações contra a gripe, covid e hepatite B. “O uso dos preservativos durante a prática sexual é uma das formas de prevenir o contágio da hepatite. Além disso, a higienização dos alimentos, lavagem das mãos principalmente antes de se alimentar e lavar adequadamente os utensílios também são formas de prevenção”, destaca Djair.

Além do diagnóstico para as hepatites virais (B e C), os testes rápidos também permitem a detecção da sífilis e HIV. Para a empregada doméstica, Cremilda Pereira, os cuidados com a saúde devem ser constantes. “Durante a semana, nosso dia a dia é sempre corrido, então aproveitei a oportunidade com a Blitz da Prevenção e vim fazer a testagem. É muito rápido e não dói nada. O importante é saber que está tudo bem”, disse.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *