Lore Improta inicia debates com temas de combate ao racismo: ‘que as pessoas consigam entender a profundidade do problema’

A influenciadora digital e dançarina Lore Improta vai compartilhar em suas redes sociais debates sobre temas relacionados ao combate ao racismo. A primeira live está marcada para esta quarta-feira (12), às 19h, nas redes sociais da artista, e terá como tema “Expressões anti-raciais”.

Nesse primeiro encontro, a baiana terá a fundadora do Instituto Da Cor ao Caso, Anita Machado, como convidada.

Em entrevista ao g1, a artista compartilhou as motivações que a levaram a abordar o tema. Lore mencionou que a relação com o cantor Léo Santana, a maternidade e os comentários nas redes sociais desempenharam um papel fundamental na decisão de promover os eventos.

“O racismo já era algo que no relacionamento com o Léo eu comecei a observar. Para mim nunca foi uma questão, mas eu era muito questionada pelas pessoas ao meu redor a respeito de ter um relacionamento interracial.”, conta

Além do tema “Expressões anti-raciais”, as lives vão abordar “Lugar de fala” com Jéssica Sandin, diretora de RH de uma plataforma de streaming; “Cases e casos” com a baiana Carol Peixinho; “O mercado publicitário para pessoas negras” com a empresária e jornalista Monique Evelle e “Maternidade e questão racial na infância” com Ana Paula Xongani.

Lore conta que durante a gravidez ela precisou estudar sobre o tema. “Coloquei na minha cabeça que precisava olhar para isso, pois sabia que iria ter uma filha negra”, relatou.

“Sou muito sincera a respeito disso, o olhar antirracista não era algo que eu tinha tanto antes do nascimento da minha filha, o meu despertar para o assunto foi agora, com quase 30 anos” , declarou a dançarina.

Desafios da maternidade

“Muitos dos desafios que ela vai passar são desconhecidos para mim. Eu precisava encontrar uma forma de me sentir segura para proteger a minha filha e de orientar não só a ela, mas as pessoas ao nosso redor e que podem desconhecer essas informações”, conta Lore Improta.

Além das aulas sobre “letramento racial”, a baiana diz que lê livros com personagens negros, filmes e desenhos para a pequena Liz. Para Lore, isso é uma forma de representatividade além de proteção e orientação para a filha.

“Essa é a forma que encontramos de mostrar que ela é maravilhosa e que ela pode ser o que ela quiser”, disse.

Sobre as expectativas das transmissões, Lore acredita que o público terá uma boa recepção, já que muitos seguidores perguntam e pedem mais informações sobre o tema.

“Quero muito que as pessoas consigam entender a profundidade do problema com essas lives, porque é algo complexo e estrutural da nossa sociedade. A dívida histórica é nossa”, disse.

Programação (sempre às 19h):

12/07: Expressões anti raciais: Lore Improta e Anita Machado
Lugar de fala: Lore Improta e Jéssica Sandin
: Cases e casos: Lore Improta e Carol Peixinho
: O mercado publicitário para pessoas negras: Lore Improta e Monique Evelle
5ª: Maternidade e questão racial na infância: Lore Improta e Ana Paula Xongani

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *