De forma inédita na história, Lauro de Freitas recebeu nesta sexta-feira (30), a passagem do fogo simbólico do 2 de Julho que celebra o bicentenário da Independência da Bahia. A cerimônia contou com atos cívicos e a participação de fanfarras e filarmônicas com estudantes da rede municipal de ensino, atletas e atrações culturais.
A prefeita Moema Gramacho acompanhada do vice-prefeito Vidigal Cafezeiro recebeu das mãos do vice-prefeito de Camaçari, José Tude, a tocha acesa com o fogo, símbolo da revolução. “Nós estamos muito felizes em fazer parte desse momento que será contado para as próximas gerações. Estamos presenciando uma reparação histórica pela participação do nosso município nesta importante luta”, disse Moema.
A Fundação Gregório de Mattos (FGM), autorizou a inclusão dos municípios de Lauro de Freitas, Camaçari, Mata do São João e Dias d’Ávila após solicitação feita pelo Consórcio Intermunicipal Recôncavo Norte e pelo pesquisador Diego Copque, que revisou a história e apresentou documentos que comprovaram a participação destes municípios na luta pela independência do Brasil na Bahia.
O historiador e membro da Academia de Letras e Artes de Lauro de Freitas, Coriolando Oliveira, conta que Santo Amaro de Ipitanga (nome anterior a Lauro de Freitas) teve importância singular, servindo de abrigo para combatentes e tendo a atuação de combatentes da terra reconhecida. “Na região do Caji um grande hospital foi montado para receber os soldados. Essa é a nossa história e esse é o momento de nos valorizarmos “, frisou.
Fogo simbólico segue para Simões Filho
Neste sábado (01), a prefeita Moema Gramacho entrega para Diógenes Tolentino, prefeito de Simões Filho, o fogo simbólico da Independência. O ápice das celebrações acontece no domingo (02), quando acontece a cerimônia cívica da Chegada do Fogo Simbólico ao Largo de Pirajá, em Salvador.