A Prefeitura de Salvador anunciou nesta segunda-feira, 8, que 60 escolas da rede municipal de ensino irão contar com um ‘botão do pânico’ para ajudar no combate a onda de violência dentro do ambiente escolar que tem crescido em todo o Brasil. Além disso, as escolas contarão com videomonitoramento e reforço da Ronda Escolar.
“Nós lançamos um programa revolucionário na história da educação, com três: alfabetização, cuidado e formação. Em um desses eixos tem o foco em uma proteção maior das escolas, com a ronda escolar, com videomonitoramento e com o botão do pânico. Ele será acionado sempre que houver alguma intercorrência nas escolas, com sistema de alarme e se deslocam para escola a patrulha escolar e a empresa que fornece essa segurança privada”, explicou o prefeito Bruno Reis (União).
A prefeitura também anunciou a criação de um Centro de Formação para Professores, que será montado no edifício Civil Tower, no stiep.
“Está em fase final de locação, já está todas montadas as 20 salas de aulas. teremos capacidade de atender 500 professores simultâneos. 4 mil professores podem ser treinados e aperfeiçoados durante o dia. Também a gente contrata 40 novos psicológos, que vão dar um suporte na parte profissional aos professores”.
As medidas fazem parte de um pacote de iniciativas e investimentos direcionados à educação pública municipal anunciadas durante o evento “Nossa Escola, Juntos para Alfabetizar, Cuidar e Formar”, que reunirá gestores escolares da rede municipal de ensino.
“O programa vai muito mais além do que essas proteções. O que posso assegurar é que nenhuma outra capital do Brasil tem um programa tão consistente”, falou o prefeito.
Informações Portal A Tarde