Loja Colaborativa de Lauro de Freitas atrai turistas, valoriza a cultura e movimenta a economia local

Um local aconchegante, cheio de cultura, fé e arte baiana. A loja colaborativa de Lauro de Freitas é também um espaço voltado para a valorização dos artesãos e artesãs do município, colaborando com a economia local. Neste verão, tem sido uma excelente opção para os turistas que buscam peças diferenciadas, imagens de referência religiosa, utensílios de decoração e adereços de beleza. A loja fica no piso L1 do Parque Shopping Bahia, com valores a partir de R $10,00. Todo o lucro das vendas é revertido para os produtores locais. O espaço funciona de segunda a sexta, das 10h às 22h, e aos domingos, das 13h às 21h.

Inaugurada em julho de 2022, a loja colaborativa de Lauro de Freitas é um empreendimento inovador, reforçando a cultura do município e dando oportunidades para os artistas que não tinham um local fixo para expor os seus produtos. Atualmente, conta com a parceria de 39 artesãos, que produzem e comercializam esculturas, bolsas, bonecas, chaveiros, roupas, utilitários em cerâmica e MDF.

Dona Elenita Rocha, 74 anos, é uma das campeãs de venda. Responsável pela confecção de produtos religiosos, consegue agradar a população local e visitantes de diversas regiões do país. Já vendeu para turistas oriundos do Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul e São Paulo. “Eu fico muito feliz com essa aprovação. O retorno positivo nos enche de orgulho. A loja é totalmente diferenciada das outras, em seu potencial e em sua clareza. Os artesãos fazem parte integrante do projeto. Não só comercializamos, mas participamos de todo o processo. Esse espaço levantou a autoestima dos artesãos locais. É muito gratificante fazer parte desse projeto”, relatou.

O espaço faz parte do Programa Cidade Solidária Sustentável, executado pela Secretaria Municipal de Trabalho, Esporte e Lazer (Setrel), com o apoio do Centro Público de Economia Solidária (Cesol). O gestor da Setrel, Uilson de Souza, destaca que a loja superou as expectativas de vendas e fortalecimento da cultura local. “A loja colaborativa é um sucesso. Atrai moradores e turistas de diversas regiões.  As portas que o Parque Shopping abriu para essa experiência também foram importantes para a nossa visão política de fortalecimento cultural. Temos peças exclusivas feitas com as mãos, talento e suor da nossa gente”, disse. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *