Energia solar nas escolas, onibus 100% elétricos, IPTU Verde. essas sao algumas das medidas adotadas pela Prefeitura de Lauro de Freitas para se tomar um município sustentável. Lauro de Freitas faz parte do grupo de cidades com emissões negativas de gases do aquecimento global, segundo o Sistema de Estimativas de Emissões e Remoções de Gases de Efeito Estufa (SEEG) e é uma das cidades do Brasil que removem mais CO2 da atmosfera do que emitem.
Conheça as medida adotas pela gestão municipal na perspectiva da inovação tecnológica e do desenvolvimento sustentável.
Energia solar nas escolas
Lauro de Freitas se tornará uma cidade mais sustentável, reduzindo cerca de 460 toneladas de gás carbônico na atmosfera, ao longo dos próximos 25 anos. Tudo isso vai começar a ser possível com a instalação de usinas solares em escolas de Lauro de Freitas. Serão instaladas 1.900 placas de energia fotovoltaica em 11 escolas, que irão gerar energia para abastecer 53 unidades de ensino.
Ônibus 100% elétricos
Lauro de Freitas está entre os municípios da Região Metropolitana de Salvador (RMS) que passou a contar com 20 ônibus 100% elétricos, para atender a população na mobilidade urbana. Os ônibus visam a mudança da matriz energética de alimentação dos sistemas de transporte público coletivo, além de contribuir para minimizar a emissão de poluentes.
IPTU Verde
Em consonância com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, a Prefeitura de Lauro de Freitas regulamentou o programa IPTU Verde, que oferece descontos sobre práticas sustentáveis. O incentivo concede descontos de 2,5% a 5% para edificações que adotarem de duas a quatro práticas sustentáveis estabelecidas pelo decreto, entre elas o aproveitamento da água da chuva, coleta seletiva, implantação de bicicletário, telhado com cobertura verde, utilização de energia solar ou eólica, instalação de calçadas e piso tátil para Pessoas Com Deficiência (PCD) e sistema de reaproveitamento de água.