Estudantes, professores e coordenadores pedagógicos da rede municipal de Lauro de Freitas participam do Festival de Invenção e Criatividade (FIC), realizado pela Secretaria da Educação do Estado (SEC), no Instituto Anísio Teixeira (IAT), em Salvador.
Iniciado na quarta-feira (27), o evento de dois dias tem como objetivo usar a tecnologia para traçar novos caminhos para o sistema estadual de ensino, por meio de práticas pedagógicas mais dinâmicas e abrangentes.
“Eventos como esses são fundamentais para o intercâmbio de ideias entre os estudantes, além de conectar os profissionais de educação com as tendências que fazem parte do mundo dos jovens”, avalia a titular da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), Vânia Galvão.
O festival contempla uma série de atividades como palestras, oficinas de Role Playing Game (RPG), Arduíno, modelagem 3D, mostras interativas, jogos digitais e apresentação de experiências.
“É importante que os estudantes conheçam projetos inovadores desenvolvidos por outros estudantes, para trocar experiências e entender que a tecnologia pode ser aplicada na educação pública”, afirma a coordenadora do Departamento de Inovação da SEMED, Gabriela Santana.
Na formação dos educadores, o evento contribui no sentido de potencializar um currículo integrador com base na Aprendizagem Criativa, a Cultura Maker e o STEAM (sigla em inglês para Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática), que incentivam uma postura ativa na aprendizagem dos estudantes.
A programação do FIC teve participação de educadores da Bahia, além de grandes nomes da Aprendizagem Criativa, como Eduardo Bento, Luan Freitas, Lincoln Aguiar e Soraya Lacerda, da Casa Thomas Jefferson, de Brasília.